Início Política ‘Mapeamento genético vai ajudar a identificar casos de câncer de mama’, defende...

‘Mapeamento genético vai ajudar a identificar casos de câncer de mama’, defende deputado do AM

0
Deputado Felipe Souza é do Patriota. — Foto: Divulgação/Aleam

Felipe Souza (Patriota) também disse que deputados aprovaram, recentemente, um projeto que amplia o teste do pezinho no SUS.

O deputado Felipe Souza, do Patriota, detalhou uma lei de sua autoria que visa mapear mulheres com histórico familiar de câncer de mama. Segundo ele, o exame vai ajudar a prevenir o número de casos da doença no Amazonas.

A entrevista com o deputado faz parte do projeto Amazônia Que Eu Quero, da Fundação Rede Amazônica (FRAM). Os outros 23 deputados estaduais também serão convidados a participar da série de entrevistas.

A ideia é iniciar um debate sobre o dia a dia da população que vive na região, conscientizando as pessoas em relação ao voto e incentivando a exigirem seus direitos junto aos governantes.

“Esse projeto já foi aprovado, é lei, e beneficia mulheres que tenham histórico na família de câncer de mama. Isso vai permitir que elas façam o mapeamento genético de forma gratuita pelo SUS”, defendeu.

Líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado também explicou que está em contato direto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para ampliar o atendimento a diversas unidades de saúde tanto da capital, quanto do interior.

“Estive recente com o secretário de saúde, o doutor Anoar, e ele me disse que está preparando todos os equipamentos e unidades que vão atender as mulheres que precisam fazer esses exames. Acredito que em pouco espaço de tempo já estarão em pleno funcionamento para fazer esse tratamento preventivo”.

Além disso, o deputado também explicou uma outra lei que busca ampliar o teste do pezinho no estado, além de citar outros projetos.

“Antes era limitado a poucos exames e agora é ampliado, gratuito pelo SUS. Na área de turismo, cinema, temos uma lei voltada para os cinemas que, antes de exibir os filmes, precisam passar vídeos mostrando as belezas naturais do nosso estado. Muitas vezes os próprios amazonenses não conhecem as belezas do seu nosso estado”, declarou.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui