Investigação sobre caso é feita pela Polícia Federal. Até a tarde desta segunda-feira (24), ninguém foi preso.
Um carro que foi utilizado por dois homens que atearam fogo em helicópteros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Aeroclube de Manaus, nesta segunda-feira (24), foi identificado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Segundo o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, após o ocorrido, os órgãos de segurança foram ao local e conseguiram imagens de câmeras de segurança que mostram a ação dos dois homens.
As aeronaves são utilizadas em operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O secretário informou que a dupla chegou ao local em um carro. Eles desceram, pularam o muro do aeroclube e atearam fogo em uma das aeronaves. As chamas acabaram atingindo outro helicóptero do Ibama que também estava estacionado no local.
“O ‘Cerco Eletrônico’ conseguiu mapear o carro utilizado por esses indivíduos. Agora estamos nas buscas, passamos essas informações para a Polícia Federal. Estive com o superintendente regional para passar as informações”, disse.
Conforme Mansur, as investigações em torno do caso devem ser seguidas pela Polícia Federal. Até a tarde desta segunda-feira (24), ninguém havia sido preso.
Aeronaves incendiadas
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta de 4h20, e deslocou equipes para o combate às chamas. Foi informado para a equipe que dois homens invadiram o aeroclube e atearam fogo no helicóptero.
As chamas destruíram completamente a parte frontal de uma das aeronaves. A hélice também ficou parcialmente destruída. A outra foi parcialmente atingida pelas chamas.
As autoridades tratam o caso como incêndio criminoso. Nas primeiras horas da manhã, agentes da 12ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram acionados ao local.
O que diz o Ibama
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou, em nota, que, assim que tomou conhecimento do fato, na manhã desta segunda-feira (24), enviou uma equipe ao local para verificar a situação, onde foi constatado a tentativa de incêndio em duas aeronaves, acionando imediatamente a Polícia Federal.
Em nota, o governo federal disse que “repudia qualquer ação contra a estrutura de combate aos crimes ambientais”, citando o ataque contra as aeronaves do Ibama. O teto informa ainda que a Polícia Federal foi acionada imediatamente após o conhecimento dos fatos e que “o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional; e o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Ibama e ICMBio, continuarão atuando de forma contundente contra os crimes na região da Amazônia”.
FONTE: G1 AMAZONAS