Influenciador começou a publicar vídeos sobre games em 2009. Nesta terça, foi desligado do Flow, podcast que ele mesmo criou, após falar que deveria existir um partido nazista reconhecido pela lei.
Os portais de notícias de Portugal repercutiram as falas e as reações do influenciador e podcaster brasileiro Monark nesta semana.
O apresentador foi desligado do podcast Flow nesta terça-feira (8) após defender no programa a existência de um partido nazista, o que é proibido por lei. Ele também foi criticado por entidades judaicas e pediu desculpas pela declaração, afirmando que estava bêbado.
O caso repercutiu por todo o Brasil, o podcast perdeu patrocinadores e o influenciador foi desligado de suas funções, mesmo sendo um dos sócios das empresas que gerenciam o podcast.
Sites e jornais portugueses, como Sapo, MSN e Jornal de Notícias e das redes de TV SIC e RTP cobriram o caso, repercutindo informações da Lusa, maior agência de notícias do país.
“Entidades judaicas, políticos e personalidades iniciaram uma onda de críticas após o influenciador Monark, apresentador do podcast Flow, com mais de 3,6 milhões de inscritos no Youtube, defender o reconhecimento legal do partido nazi no Brasil”, diz o texto publicado pela agência.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/G/R/3VKnTVROqjYyXH5ORIbg/lusa-monark.png)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/X/i/caVGoATJ2ZxRQsYcCtEg/sapo-monark.jpeg)
Fama em Portugal
Mais conhecido na internet como Monark, Bruno Aiub tem 31 anos e é um dos maiores youtubers de games do Brasil.
Nascido em São Paulo, ele se mudou para Curitiba há cerca de 10 anos, pouco depois de começar a fazer vídeos para o YouTube, em 2009. O início do projeto foi para ajudar amigos em fóruns de games na internet, dando dicas de jogos como “MineCraft” e “League of Legends”.
Foi com vídeos sobre o jogo de aventura que o brasileiro ganhou os fãs de Portugal. Ele fazia parcerias com Miguel Campos, conhecido como Feromonas e um dos maiores youtubers de jogos de Portugal. E também com o brasileiro Venon Extreme, que passou uma temporada no país.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/z/L/BordzATtiyHRliYBQESA/monark.png)
Os vídeos nos que eles narram os jogos têm milhões de visualizações no YouTube.
Nas redes sociais, fãs portugueses cobraram posicionamento de Feromonas sobre as falas do ex-parceiro. Muitos se disseram decepcionados com as posições do apresentador .
FONTE: Por G1