No Amazonas, a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e) só pode ser emitida junto com o documento físico. A informação é do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM).
A resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta a nova CNH e começou a valer na quarta-feira (1º), afirma que o documento pode ser emitido “em meio físico e/ou digital, à escolha do condutor”.
No entanto, no Amazonas, só é possível emitir a versão digital se o condutor solicitar primeiro a versão física, segundo o coordenador do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), Gilberto Lira da Silva.
“Existe a lei que está no CTB [Código de Trânsito Brasileiro], mas o Contran ainda precisa normatizar para que a Senatran [Secretaria Nacional de Trânsito] coloque em execução para, então, todos os Detrans usarem a função”, disse.
Como emitir a versão digital no Amazonas
O site do Detran-AM explica o passo para a emissão da versão; confira aqui. O documento digital é gratuito.
De acordo com Gilberto Lira da Silva, quando solicita a versão física, o condutor do Amazonas já tem direito à CNH digital. “A partir da autorização, antes da gráfica gerar a carteira da pessoa, a atualização já vai automaticamente para a carteira do condutor”, afirmou o coordenador do Renach no Estado.
Nova CNH
Nesta semana, o Detran-AM começou a emitir a nova CNH, um modelo que traz mudanças significativas, que vão de alterações na identidade visual, inclusão do nome social e dos pais afetivos. Para os habilitados que já possuem a atual CNH, a mudança não será obrigatória.
Para quem tem o modelo anterior, a CNH digital está disponível para todo motorista que teve o documento físico emitido a partir de 2017. O acesso é gratuito, ocorre por meio de um QR Code impresso na habilitação, e o modelo digital tem a mesma validade do papel.
A nova CNH mantém o QR Code. O código armazena todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista. Pelo regulamento, atualmente, não há diferença de preço para o motorista no processo de emissão da carteira de habilitação digital ou impressa.
FONTE: Por G1 AM