O grupo Jazz 40+, destinado a bailarinos com mais de 40 anos, foi selecionado para representar o Amazonas no Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do Brasil, que acontece entre os dias 19 e 30 de julho.
A equipe faz parte do Studio 7 Núcleo de Dança, o único estúdio do estado, que vai participar do evento.
Em preparação desde abril para a competição, o grupo Jazz 40+ é composto de cinco bailarinas, que participou da seleção após enviar um vídeo, que foi avaliado pela Comissão Especial do Festival.
A seleção seguiu os seguintes critérios de avaliação: qualidade artística e técnica dos intérpretes, estrutura coreográfica e inventividade, consistência no desenvolvimento da proposta.
De acordo com o professor do grupo Arley Paiva, a coreografia aprovada foi um trabalho de 2021 que foi feito para o espetáculo autoral do grupo. Desde a aprovação, o Jazz 40+ está ajustando e melhorando apresentação para o festival.
“Iniciamos o processo em abril desse ano, para ajustes de sequências, limpeza de movimentos e um trabalho de preparação física mais intensa”, disse o responsável pelo grupo.
O Jazz 40+ vai competir com outros nove grupos, nessa categoria nova do Festival, para bailarinos com mais de 40 anos.
Uma das dançarinas, Lara Chaves, 42, contou sobre a ansiedade e expectativa de participar da nova categoria. Para ela, não há idade para a dança, principalmente, para realização dos sonhos.
“São vários sentimentos: alegria, ansiedade, superação… Principalmente por estarmos participando dessa categoria nova do Festival, destinada a bailarinos com mais de 40 anos. Isso mostra que não há idade para realizar sonhos!”, disse a integrante do grupo Jazz 40+.
O professor Arley Paiva considera a experiência de ser um dos representantes do Amazonas como uma grande responsabilidade, já que festival de dança é considerado o maior do Brasil.
“Além de ser uma grande responsabilidade, é também um privilégio poder levar o nome da nossa cidade e estado para o maior festival de dança do país”, apontou.
A equipe embarca no próximo dia 18 de julho e cumpre uma agenda de apresentações em palcos abertos espalhados pela cidade de Joinville. O Jazz 40+ disputa o título no dia 21, e retorna a Manaus no dia 25 de julho.
FONTE: Por G1 AM