Em três anos e meio de mandato no Governo do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) cumpriu 24 promessas das 41 anunciadas (58,53% do total) em sua campanha eleitoral. Ele realizou em parte outras seis, o equivalente a 14%. Outros 11 compromissos ainda não foram cumpridos .
O levantamento, exclusivo do g1, monitora o que foi prometido pelo governador do estado no período de campanha eleitoral, tanto no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto em entrevistas e debates com a participação de Wilson Lima.
Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas é:
- Total de promessas: 41
- Cumpridas: 24
- Cumpridas em parte: 6
- Não cumpridas ainda: 11
Na área da educação, Wilson Lima havia feito quatro promessas: Implementar atividades para jovens em espaços ociosos; Ampliar educação em tempo integral; Fazer parcerias com empresas para estágio de alunos do ensino médio; e Ampliar rede de bibliotecas nas escolas da capital e do interior. Dessas, três foram cumpridas e uma ainda não.
Na área da saúde, o então candidato ao governo do Amazonas havia feito nove promessas: Revisar contratos na Susam e fundações; Ampliar leitos psiquiátricos em unidades do AM; Ampliar o programa de medicamentos de alto custo; Manter equipe médica de plantão em cidades-polos nas calhas dos rios; Criar centro de convivência em saúde mental; Realizar mutirões de atendimento, consultas, exames e cirurgias; Implementar sistema de informação integrada entre unidades de saúde do estado; Contratar profissionais qualificados em saúde mental; Ampliar programa de transplantes. Das nove promessas, o governador cumpriu apenas três. Outras quatro foram cumpridas em parte e duas não foram executadas.
Já no campo da segurança pública, Lima se comprometeu em: Fazer concursos públicos anuais para forças de segurança; Implantar sistema de monitoramento inteligente na capital; Fazer acordo de cooperação técnica com outros estados para a troca de tecnologias; e Implementar programa de segurança comunitária. Desse total, três foram cumpridas e uma foi cumprida em parte.
Metodologia
O g1 acompanha durante os quatro anos de mandato os cumprimentos das promessas de campanha dos políticos.
Quais são os critérios para medir as promessas?
- Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento
- Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências
- Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências
Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é “cumpriu” apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é “não cumpriu”. Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é “em parte”. Se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e 5 km já foram entregues à população, o status é “em parte”.
FONTE: Por G1 AM