Uma delegação de legisladores dos Estados Unidos chegou a Taiwan no domingo para uma visita de dois dias, durante a qual encontrará o presidente Tsai ing-wen, o segundo grupo de alto nível a visitar a ilha em meio a tensões militares contínuas com a China.
Pequim, que afirma que Taiwan governou democraticamente como seu próprio território, tem mantido exercícios militares ao redor da ilha para expressar sua raiva na visita deste mês a Taipé pela presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi.
A embaixada de fato dos EUA em Taipé disse que a delegação está sendo liderada pelo senador Ed Markey, que está sendo acompanhado por quatro outros legisladores sobre o que descreveu como parte de uma visita maior à região indo-pacífica.
O escritório presidencial de Taiwan disse que o grupo se encontraria com Tsai na segunda -feira de manhã.
“Especialmente em um momento em que a China está levantando tensões no Estreito de Taiwan e na região com exercícios militares, Markey liderando uma delegação para visitar Taiwan mais uma vez demonstra o apoio firme do Congresso dos Estados Unidos a Taiwan”, afirmou em comunicado.
O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan publicou fotos de quatro do grupo que estão sendo encontradas no aeroporto de Songshan, no centro de Taipé, chegando a um jato de transporte da Força Aérea dos EUA, enquanto Markey chegou ao Aeroporto Internacional de Taoyuan.
“A delegação se reunirá com os líderes seniores de Taiwan para discutir as relações EUA-Taiwan, segurança regional, comércio e investimento, cadeias de suprimentos globais, mudanças climáticas e outras questões significativas de interesse mútuo”, disse a embaixada de fato dos EUA.
Embora os exercícios da China em torno de Taiwan tenham diminuído, ainda está realizando atividades militares.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse no domingo que detectou 22 aeronaves chinesas e seis navios navais e ao redor do Estreito de Taiwan.
FONTE: Por REUTERS