Início Destaques Ministério das Comunicações confirma 5G em Manaus até 28 de outubro 

Ministério das Comunicações confirma 5G em Manaus até 28 de outubro 

De acordo com o Ministério das Comunicações, Manaus e Belém são as últimas capitais a receber a tecnologia 5G.

0

A chegada do sinal 5G em Manaus está prevista para até 28 de outubro, segundo o Ministério das Comunicações. No interior do Amazonas, a tecnologia não tem uma data confirmada e deve chegar por meio das empresas que venceram o leilão do 5G. 

Uma comitiva do Ministério das Telecomunicações está em Manaus para alinhar os últimos detalhes da instalação da tecnologia.

De acordo com a Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações, Estella Dantas, a limpeza de uma faixa de transmissão atrasou a chegada da tecnologia na capital amazonense. “As últimas capitais a serem conectadas com 5G são Manaus e Belém, porque foi preciso fazer uma limpeza da faixa”, reiterou.

Em julho, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que a capital amazonense seria uma das últimas a receber a tecnologia, por causa do posicionamento da estação de recepção de satélite de Manaus, que está instalada no Centro da cidade. Por conta disso, foram necessárias medidas para evitar interferências no sinal. 

Até então, a agência tinha definido que o 5G deveria funcionar nas 23 capitais e Distrito Federal até julho de 2022. No entanto, cidades do país com mais de 30 mil habitantes poderão ter o sistema até julho de 2029. 

Internet 5G

A internet 5G é 20 vezes mais rápida do que as plataformas atuais em funcionamento. Em novembro de 2021, a Anatel realizou o leilão do 5G e movimentou R$ 47,2 bilhões.

Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura. 

A promessa é que o 5G trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis. 

FONTE: Por G1 AM/Foto: Semcom 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui