As Polícias Civil, Militar, Federal e Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) devem atuar em conjunto para reforçar segurança na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. Segurança no Campus foi debatida em reunião entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e representantes da universidade nesta terça-feira (6).
Nas últimas semanas, estudantes relataram frequentes casos de assaltos dentro do campus, em Manaus. Em um dos casos, um estudante ficou ferido após pular de um ônibus em movimento para escapar de um assalto.
Após a reunião, a SSP-AM informou que um acordo de cooperação técnica deve ser firmado com a Ufam para que o reforço da segurança aconteça. O documento será elaborado em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) e Polícia Federal, que estavam presentes na reunião.
“Ainda teremos que definir quais seriam as atribuições de cada órgão, não só dos órgãos de segurança pública, mas também da Ufam e da própria Polícia Federal. E, para isso, nós faremos um Acordo de Cooperação Técnica”, disse o secretário da SSP-AM, general Carlos Alberto Mansur.
Nos próximos dias, os órgãos envolvidos no termo de cooperação estão com encontros marcados para alinharem estratégias em conjunto, incluindo ações de Inteligência.
“Saímos daqui com uma agenda de trabalho muito positiva para que, nos próximos dias, estejamos com ações efetivas na universidade para que esse problema seja debelado. É um problema pontual, que nos atinge, mas eu tenho certeza que com a cooperação dos órgãos de segurança nós vamos resolver esse problema“, disse o reitor da Ufam, Sylvio Puga.
A UFAM tem mais de 19 mil alunos matriculados e cerca de 80% dos estudantes utilizam transporte público, de acordo com a diretora de assistência estudantil, Karime Bentes.
FONTE: Por G1 AM