O “terrorismo do sushi” tem causado prejuízo a restaurantes no Japão. A moda consiste em internautas se filmarem cumprindo desafios anti-higiênicos, como lamber copos que outros clientes ainda vão usar ou passar a mão em sushis na esteira de comidas.
Vídeos como esses estão sendo compartilhados no TikTok e no Twitter. Alguns alcançam mais de 22 milhões de visualizações.
Os restaurantes de esteira de sushi são há muito tempo uma parte icônica da cultura gastronômica do Japão. Agora, eles estão levando os críticos a questionar suas perspectivas em um mundo consciente da Covid.
Na semana passada, um vídeo feito na Sushiro, uma rede popular de sushi, se tornou viral, mostrando um cliente lambendo os dedos e tocando a comida conforme ela descia pela esteira rotativa.
O homem também é visto lambendo uma garrafa de condimento e um copo que ele coloca de volta em uma pilha comum.
A pegadinha gerou uma enxurrada de críticas no Japão, onde tais atos estão se tornando mais comuns e sendo chamados de “#sushitero” ou “#sushiterrorismo”.
A moda abala os investidores. As ações da proprietária da Sushiro, Food & Life Companies Co Ltd , caíram 4,8% na última terça-feira (7), quando o vídeo circulou.
A empresa está levando o incidente a sério. Em comunicado na última quarta-feira (8), a Food & Life Companies disse que registrou um boletim de ocorrência contra o cliente, alegando danos.
A empresa também disse que recebeu um pedido de desculpas dele e que instruiu a equipe do restaurante a fornecer utensílios especialmente desinfetados ou recipientes de condimentos a qualquer cliente que se sentisse desconfortável.
A Sushiro não é a única empresa a lidar com o problema. Duas outras cadeias líderes de sushi, Kura Sushi e Hamazushi, disseram à CNN que passaram por situações semelhantes.
Nas últimas semanas, o Kura Sushi também foi à polícia por causa de outro vídeo de um cliente que pegava a comida com as mãos e a colocava de volta na esteira para que outros comessem.
O clipe parecia ter sido filmado há quatro anos, mas só recentemente ressurgiu, de acordo com um porta-voz.
Na semana passada, Hamazushi relatou seu próprio incidente separado à polícia. A rede disse ter visto um vídeo circulando amplamente no Twitter, que mostrava alguém jogando wasabi no sushi enquanto ele passava.
Isso “desvia significativamente das regras de nossa empresa e é inaceitável”, disse a empresa em um comunicado.
“Acho que esses incidentes de ‘sushitero‘ estão acontecendo porque há menos funcionários nas lojas para ficar de olho nos clientes”, disse à CNN Nobuo Yonekawa, crítico de restaurantes de sushi em Tóquio há mais de 20 anos.
Ele acrescentou que os restaurantes reduziram recentemente a mão de obra para lidar com outros custos crescentes.
Yonekawa observou que o momento das pegadinhas era especialmente delicado, principalmente porque os consumidores japoneses continuavam mais preocupados com a higiene devido a Covid-19.
O Japão tem a reputação de ser um dos lugares mais limpos do mundo, onde as pessoas usavam máscaras regularmente mesmo antes da pandemia para evitar a propagação de doenças.
O país está atualmente enfrentando uma onda recorde de infecções por Covid-19, com o número de casos diários chegando a pouco menos de 247.000 no início de janeiro, de acordo com a emissora pública japonesa NHK.
“Em tempos de Covid e à luz destes incidentes, as cadeias transportadoras de sushi precisam de reavaliar os seus padrões de higiene e segurança alimentar”, disse. “Essas redes precisarão sair e apresentar soluções ao cliente para reconquistar a confiança.”
Horários delicados
As empresas têm bons motivos para se preocupar. Daiki Kobayashi, analista de varejo do Japão da Nomura, prevê que a tendência pode pesar nas vendas dos restaurantes de sushi por até meio ano.
Em uma nota aos clientes na semana passada, ele disse que os vídeos no Hamazushi, Kura Sushi e Sushiro “provavelmente pesariam nas vendas e no fluxo de clientes”.
“[Dado] o quão crítico os consumidores japoneses podem ser em relação a incidentes envolvendo segurança alimentar, achamos que o impacto negativo nas vendas pode durar seis meses ou mais”, acrescentou.
O Japão já lidou com esse problema antes. Em 2013, relatos frequentes de pegadinhas e comportamento perturbador em restaurantes de sushi também “prejudicaram” as vendas e o tráfego dos operadores da rede, de acordo com Kobayashi.
Agora, os novos vídeos estão provocando um novo debate online. Nas últimas semanas, alguns usuários japoneses de mídia social questionaram o papel dos restaurantes de sushi em esteira rolante, já que os consumidores exigem mais atenção à limpeza.
“Nestes dias em que cada vez mais pessoas pretendem se tornar virais nas mídias sociais, e o coronavírus tornou as pessoas mais sensíveis à higiene, um modelo de negócios baseado na crença de que as pessoas se comportarão, como restaurantes de sushi em esteira rolante, pode não será mais viável”, escreveu um usuário do Twitter. “É triste.”
Outro usuário comparou o problema aos enfrentados pelos operadores de bufê, sugerindo que as pegadinhas “expuseram” um problema com o serviço comunitário em geral.
Câmeras e placas de acrílico
Por enquanto, as empresas estão tomando medidas drásticas para aliviar as preocupações.
Na sexta-feira passada, o Sushiro parou de servir comida não solicitada em esteiras rolantes, na esperança de impedir que as pessoas tocassem na comida dos outros.
Em vez de permitir que os clientes peguem os pratos como quiserem, a empresa agora está colocando fotos de sushi em cima de pratos vazios, que mostram às pessoas o que podem pedir, disse uma porta-voz da Food & Life Companies à CNN.
A Sushiro também instalará placas de acrílico entre as esteiras rolantes e os assentos dos comensais, para limitar o contato com os alimentos que passam, segundo a empresa.
O Kura Sushi está seguindo um caminho diferente. Esta semana, um porta-voz da empresa disse à CNN que tentaria usar a tecnologia para capturar os criminosos.
Desde 2019, a rede equipa suas esteiras com câmeras que usam inteligência artificial para coletar dados sobre quais tipos de sushi os clientes escolhem e quantos pratos cada mesa consome, disse ele.
“Desta vez, queremos implantar nossas câmeras operadas por Inteligência Artificial (IA) para monitorar se os clientes colocam o sushi que pegaram com as mãos nos pratos”, acrescentou o porta-voz.
“Estamos confiantes de que seremos capazes de atualizar os sistemas que já temos para lidar com esse tipo de comportamento”.
FONTE: Por CNN