Fiéis católicos lotaram a Catedral Metropolitana de Manaus, na manhã desta Quinta-Feira Santa (28), na tradicional Missa dos Santos Óleos. O ato é realizado durante a Semana Santa e também relembra a instituição do ministério sacerdotal feito por Jesus.
Na celebração, foram abençoados os óleos do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos, que serão usados durante o decorrer do ano nas paróquias da capital em celebrações de Batismo, Crisma e a bênção dos enfermos.
A missa teve início por volta das 9h e contou com a participação de mais de 100 padres e diáconos, que atendem a capital do Amazonas. O rito foi presidido pelo cardeal e arcebispo Dom Leonardo Steiner, que resumiu o sentido da celebração:
“Invocamos hoje a benção sobre o óleo dos enfermos e catecúmenos. Ungir os doentes no corpo e no espírito, mas ungir os que também foram iniciados na vida do Evangelho. Ao consagrarmos o óleo do Crisma, invocamos o Espírito. Sim, o santo Crisma consagrado pelo Espírito para ungir e fomos todos nós ungidos por este óleo”, disse o arcebispo.
Na missa, os bispos e padres também renovaram as promessas sacerdotais diante dos fiéis. Ao final, representantes das paróquias receberam o kit com os óleos abençoados.
FONTE: Por G1 AM