Objetivo é descobrir quais variantes do coronavírus estão circulando na região da tríplice fronteira entre o Brasil, Peru e Colômbia.
Uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz Amazônia está em Tabatinga, interior do Amazonas, para coleta de amostras de exames da Covid-19 em brasileiros e estrangeiros. O objetivo é fazer sequenciamento genético do coronavírus para descobrir quais variantes do coronavírus estão circulando na região da tríplice fronteira entre o Brasil, Peru e Colômbia.
+ NOTÍCIAS: STF declara inconstitucional decreto sobre recolhimento de ICMS por empresas de energia elétrica no AM
A pesquisa é realizada no porto da cidade. No local, são oferecidos testes rápidos de antígeno, exames de PCR e coleta de sorologia para diagnóstico de Covid-19.
O material que der positivo vai ser enviado ao laboratório da Fundação Oswaldo Cruz em Manaus, onde será feito o sequenciamento genético do coronavírus para descobrir quais são as variantes que estão circulando na região da tríplice fronteira.
“O que pretendemos fazer em Tabatinga é um teste de rastreio de triagem. Com o PCR a gente identifica se há variante Gama ou possivelmente entrada da Delta, que vai ser confirmado por sequenciamento em Manaus”, explicou Felipe Naveca, vice-diretor de pesquisa e inovação da Fiocruz Amazônia.
De acordo com Adele Schwartz Benzaken, diretora da Fiocruz Amazônia, podem participar da ação de saúde brasileiros e estrangeiros com sintomas ou não da doença.
Tabatinga foi escolhida pelos pesquisadores da Fiocruz pelo grande fluxo de pessoas que atravessam as fronteiras com os países vizinhos.
Recentemente, no mês de julho, o estado peruano de Loreto emitiu alerta de risco com o aumento de novos casos da doença na região. Segundo o Governo do Peru, 87% das pessoas que testaram positivo para a doença foram infectadas pela variante gama.
Este mês, a Secretaria de Saúde registrou uma internação por Covid-19 e cinco casos positivos da doença. Mesmo com a redução das infecções, a orientação é que a população mantenha o uso de máscara e do álcool em gel na rotina do dia-a-dia.
FONTE: G1 AM