Início Manaus Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, entidades lançam o projeto...

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, entidades lançam o projeto Amazônia Limpa, de conscientização e limpeza de rios em Manaus

0
FOTO: Patrick Marques/G1 AM

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é Restauração de Ecossistemas. E para comemorar esta data globalmente conhecida, a empresa Gaia One Digital e o Instituto 2 Rios promoverão em 5 de junho, o primeiro evento do projeto socioambiental, Amazônia Limpa, que será de limpeza dos rios do Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus. A largada acontecerá às 9h30, na Marina Águas Claras, no bairro Tarumã, e os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail amazonialimpa.eusou@gmail.com ou pelas redes sociais oficiais do evento (instagram e facebook @amazonialimpa).

“O processo de inscrição é simples e rápido, e temos duas modalidades de participantes. O primeiro é o que quer apenas participar do evento, então basta que ele ou ela, se inscreva através dos nossos canais oficiais. A segunda modalidade é a pessoa que além de participar, quer adquirir o kit Amazônia Limpa. Essa deve no ato da inscrição, informar sobre o interesse”, informou a diretora da Gaia, Saadya Jezine. O kit está no valor de R$ 50 reais e conta com uma ecobag, camisa e boné personalizados do evento. “Todo o valor arrecadado será revertido para associações de catadores de lixo”, frisou a diretora.

“O evento, que no primeiro momento é simbólico, representa muito mais que uma ação, que deveria ser obrigação de todos, que é jogar lixo na lixeira e não nos rios, mas também para nos questionarmos e conscientizarmos. Precisamos entender que a construção do futuro é agora”, destacou o presidente do Instituto 2 Rios, Tiago Bezerra.

Os organizadores ressaltam que o evento seguirá todos os protocolos de segurança recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dados
O Brasil gera por ano 80 milhões de toneladas de lixo e apenas 4% são reciclados, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Em Manaus, a taxa de reciclagem é ainda menor, 2,2%, conforme a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Comparado com outros países, o Brasil está muito longe de ter um percentual de reciclagem satisfatório. A Alemanha, Bélgica e Suíça, por exemplo, possuem índice acima de 50%.

Diante dessa e de outras realidades relacionadas a isso, o Instituto 2 Rios foi criado. “Foi exatamente nessa ideia de diminuir o volume de resíduos sólidos despejados pelo homem nos igarapés e rios de Manaus”, destacou Tiago. Segundo dados da Prefeitura de Manaus, na primeira quinzena de maio, foram retirados mais de 600 toneladas de lixos nos igarapés da capital amazonense.

“Nós acreditamos único caminho para preservar nossos rios e igarapés, além dos esforços aplicados em campanhas de limpeza, é inserir uma cultura ambiental para que o cidadão compreenda que jogar lixo na rua é tão errado quanto avançar o sinal vermelho ou atravessar fora da faixa de pedestre”, ressaltou Tiago, destacando o foco do projeto Amazônia Limpa. “Recolher o lixo, mas conscientizar a população também que a melhor opção é jogar lixo na lixeira”, lembrou o organizador.

FONTE: Assessoria Amazônia Limpa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui