Início Manaus Manaus tem apenas 15% de sua população totalmente imunizada contra a Covid

Manaus tem apenas 15% de sua população totalmente imunizada contra a Covid

0
Até a manhã desta terça-feira (13), 315.975 pessoas haviam tomado a segunda dose da vacina, enquanto 24.312 pessoas receberam a dose única da Janssem. — Foto: Divulgação

Número foi obtido pelo G1 a partir do vacinômetro da Prefeitura de Manaus em comparação com a população estimada da cidade, conforme o IBGE.

Manaus tem apenas 15,33% de sua população totalmente imunizada contra a Covid-19. O número foi obtido pelo G1 a partir do vacinômetro da Prefeitura de Manaus em comparação com a população estimada da cidade, conforme o IBGE.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), mostram que até às 9h40 da manhã desta terça-feira (13), 315.975 pessoas haviam tomado a segunda dose da vacina, enquanto 24.312 pessoas receberam a dose única da Janssem. Somando os dois grupos, o total de pessoas que completaram o esquema vacinal é de 340.287 mil pessoas.

Já a população estimada da capital do Amazonas em 2020, segundo o IBGE, é de 2.219.580 pessoas.

No entanto, para a Semsa, a porcentagem de pessoas totalmente imunizadas é diferente. O vacinômetro fala em 26%, já que o órgão leva em consideração apenas a população vacinável da cidade, ou seja, grupos preestabelecidos pelo Ministério da Saúde, como prioritários e de faixas etárias, que no total seria de 1.340.575 pessoas.

Em relação às pessoas que tomaram apenas a primeira dose da vacina – que não garante a imunização completa contra o coronavírus -, Manaus já imunizou 44,69% da população da cidade. Considerando somente a população vacinável (1.340.575 pessoas), a Prefeitura fala em 74%.

Para o infectologista Nelson Barbosa, o número de pessoas imunizadas poderia ser maior se as pessoas, que estão no período de completar o esquema vacinal, procurassem receber o reforço.

“É um número baixo, mas temos que analisar que temos uma demanda reprimida que já tomou a primeira dose, mas que não procurou tomar a segunda dose com medo dos efeitos colaterais. É isso que precisa ser trabalhado, as informações. Hoje em dia com as fake news, todo mundo tem um celular, todo mundo tem acesso a mídia e acontece isso. A pessoa tem acesso à informação não-qualificada”, explicou.

Até esta quarta-feira (14), a aplicação da segunda dose é o único serviço oferecido pela campanha de imunização contra a Covid-19 da Prefeitura Manaus. Isso porque, a cidade, que já vacina pessoas a partir de 20 anos, precisou suspender a aplicação da primeira dose, devido o fim do estoque de imunizantes disponíveis para o serviço.

Estado também segue em ritmo lento

No domingo (11), o G1 já havia feito um recorte da imunização no Amazonas. Naquele dia, o estado tinha 13,98% da população totalmente imunizada contra a Covid-19. O número foi extraído do Consórcio de Imprensa e leva em consideração os dados enviados, até o sábado (10), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Os dados do consórcio da segunda-feira (12), mostram que o avanço foi pouco. Isso porque o estado estacionou na faixa de 14% da sua população totalmente imunizada.

FONTE: Por Matheus Castro, G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui