Supermercados, postos de combustíveis e lojas de conveniência estão liberados para funcionar 24 horas novamente no Amazonas, anunciou o governador Wilson Lima em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (22). A medida vale a partir desta quinta-feira (23).
Outra mudança anunciada no decreto que regula as atividades comerciais e circulação de pessoas no Amazonas na pandemia de Covid-19 foi em relação à realização de eventos.
“A gente fez alguns ajustes, dentre eles o aumento da capacidade para realização de eventos de até 500 pessoas, ocupação de 75% dos espaços onde serão realizados, sem pista de dança. E tem que apresentar o cartão de vacinação com pelo menos a primeira dose. E se tiver já no prazo de tomar a segunda dose, que tenha a comprovação da segunda dose”, disse Lima.
De acordo com o governador, a quantidade de músicos no palco está condicionada ao distanciamento social de 1,5 metro, ao uso de máscara e do álcool em gel. “E o estabelecimento, o promotor do evento tem que fiscalizar isso”, afirmou Lima.
O secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, apresentou dados sobre a queda de mortes por Covid-19 entre 1º e 18 de setembro deste ano se comparado ao mesmo período ano passado, associando à vacinação contra a doença.
“Esses dados não mentem. Então nós tínhamos a mesma população, o mesmo clima, a mesma época. Qual foi ou qual é a variável que não tínhamos ano passado e temos esse ano? A vacina. Então vamos todos estimular a vacinação. Ainda temos muitas pessoas que se recusam inclusive a tomar a primeira dose. Temos que orientar as pessoas cada vez mais a procurar a sua segunda dose. E a agora temos a dose de reforço que precisa ser aplicada”, disse.
De acordo com boletim da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), dados parciais do Programa Nacional de Imunização informa que 3.825.831 doses foram aplicadas em todo o estado até esta terça-feira (21), sendo 2.468.655 de primeira dose, 1.308.151 de segunda dose, 48.525 com dose única e 500 de terceira dose (dose de reforço). A informação está disponível no site da FVS, www.fvs.am.gov.br.
FONTE: Por AMAZONAS ATUAL