As duas pacientes com “Flurona”, coinfecção por Covid-19 e Influenza A (H3N2), apresentaram sintomas leves.
A Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-Am) confirmou, na tarde desta quinta-feira (6), dois casos de infecção por Influenza A (H3N2) e Covid-19 no estado.
De acordo com a SES, o primeiro caso foi diagnosticado em uma mulher, de 25 anos, que apresenta sintomas leves, como tosse. Ela é moradora de Manacapuru, Região Metropolitana de Manaus, e retornou de São Paulo no dia 3.
O segundo caso também foi diagnosticado em uma mulher. A paciente, de 24 anos, apresenta sintomas leves. Ela teve amostra coletada no dia 3 de janeiro, quando retornou de São Paulo.
A Secretaria de Saúde informou que as duas pacientes estão com o esquema vacinal completo, com as duas doses do imunizante contra a Covid-19.
A chamada dupla contaminação é constatada quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo. Ela foi apelidada de “flurona” (união dos termos “flu”, de influenza, com “rona” de coronavírus) na imprensa internacional, mas o termo não designa um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.
FONTE: Por G1 AM