Criação de colegiado ocorre quase dois anos após início da pandemia; mais de mil indígenas já morreram vítimas da doença
O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou a criação do Comitê Gestor dos Planos de Enfrentamento da Covid-19 para os Povos Indígenas, no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11).
De acordo com o texto, o comitê é “responsável pela governança e pelo monitoramento das ações de combate à pandemia da Covid-19 destinadas aos povos indígenas em isolamento ou em contato recente”.
Compete ao grupo dispor sobre planos de combate à Covid-19, adotar medidas de proteção e promoção à saúde dos povos indígenas e propor a elaboração de novos planos de enfrentamento à pandemia.
O colegiado foi instituído quase dois anos após o início da pandemia, em março de 2020. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), já foram registrados 63.144 casos de Covid-19 entre indígenas, com 1.253 mortes. Mais de 160 povos originários já foram afetados pelo novo coronavírus, segundo a APIB.
Em julho de 2020, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal adotasse uma série de medidas para conter o contágio e a mortalidade por Covid-19 entre a população indígena.
FONTE: Por CNN