Houve falha no sistema da Oi, o que afetou todos os serviços nessa região. Após os reparos, todas as linhas do serviço voltaram a funcionar.
A Prefeitura de Manaus informou que o 192, número de chamadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), voltou a operar dentro da normalidade no fim da tarde desta terça-feira (15).
De acordo com a empresa de telefonia Oi, houve falha no sistema, o que afetou todos os serviços nessa região. Após os reparos, todas as linhas do serviço voltaram a funcionar. Além do número 192, o telefone fixo também apresentou problemas.
Na semana passada, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou a venda da rede de telefonia móvel da Oi para as operadoras Claro, TIM e Telefônica, dona da Vivo.
Em nota, a Claro informou que alguns clientes podem ter percebido uma instabilidade de sinal na cidade, “devido a uma inconsistência sistêmica pontual e também ocorrência de vandalismo na infraestrutura da companhia, já solucionada”.
Já a TIM disse que os seus serviços estão operando normalmente no Amazonas. A companhia não identificou falhas de grande impacto na sua rede, no período citado, em Manaus. Mas, mesmo assim segue monitorando o comportamento de rede na região para, se necessário, realizar os devidos reparos.
A Vivo também informou que alguns clientes da companhia em, Manaus, podem ter encontrado dificuldades para utilizar os serviços de dados e voz na manhã desta terça-feira. Segundo a empresa, houve uma falha em meios de transmissão, que provocou instabilidade na rede da operadora. No entanto, os serviços já estão normalizados.
A Anatel informou, em nota, que no sábado (11) ocorreram múltiplos rompimentos de cabo de fibra óptica que afetaram de forma significativa os serviços de telefonia móvel e banda larga fixa das prestadoras Claro e Oi.
“Os efeitos da degradação de qualidade se alastraram entre os Estados do Acre, Roraima, Roraima e Amapá para a prestadora Claro e nos Estados do Amazonas e Roraima para a prestadora Oi. As empresas Vivo e Tim não relataram ocorrências”.
Já em relação a segunda-feira (14), a Anatel não foi comunicada de degradações/interrupções de serviço na cidade de Manaus. A empresa não falou sobre os problemas desta terça-feira.
FONTE: Por G1 AM