Início Manaus Após pressão da bancada do AM, Bolsonaro diz que redução de IPI...

Após pressão da bancada do AM, Bolsonaro diz que redução de IPI não afeta Zona Franca de Manaus

0
Sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Divulgação/Suframa)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a Zona Franca de Manaus (ZFM) não será prejudicada pela medida que reduziu em 25% a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em todos os Estados. Sem apresentar embasamento técnico, Bolsonaro afirmou que “todo mundo vai sentir melhora com o decreto”. A declaração foi dada em entrevista à rádio Jovem Pan News nessa segunda-feira, 28.

Ao comentar as críticas sobre o impacto danoso à competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM), Bolsonaro disse que “alarmaram” a situação. “A Zona Franca não será prejudicada em nosso entendimento, fizeram tudo isso para me desgastar. O tempo todo na base da pancada…”, disparou.

Bolsonaro lembrou que a proposta inicial era de reduzir 50% da alíquota, mas “Paulo Guedes [ministro da Economia] resolveu ser mais prudente”. Metade do que é arrecadado com esse imposto é dividido entre Estados e municípios. O presidente justificou que, com o decreto, serão gerados impostos em outras áreas.

“O dinheiro vinha do povo. Então ao longo deste ano o povo vai ter R$ 20 bilhões no bolso, vão gastar em outras coisas. Vamos gerar imposto em outras áreas”, comentou o presidente.

Reação

Parlamentares do Amazonas afirmam que irão tomar medidas para sustar o decreto. Nessa segunda-feira, 28, o deputado federal Marcelo Ramos apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para suspender a medida. Autoridades e técnicos afirmam que o IPI é a âncora da competitividade do modelo ZFM.

Assinada por três senadores e oito deputados federais do Estado, uma carta elaborada em reunião da bancada amazonense também foi enviada ao governo federal, destacando a forma de implementação do decreto “embute um impacto danoso, de enorme profundidade à competitividade do Polo Industrial de Manaus, ferindo de morte os mais de 400 mil postos de trabalho aqui gerados, direta e indiretamente”.

O presidente Jair Bolsonaro disse que está disposto a conversa com os representantes da bancada amazonense, “basta marcar uma reunião”.

FONTE: Por REVISTA CENARIUM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui