Mísseis antitanque Javelin são considerados “sistemas defensivos”, diz ministro da Defesa britânico
O Reino Unido está aumentando seu fornecimento de sistemas de armas para a Ucrânia em “resposta a novos atos de agressão da Rússia”, disse o ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, nesta quarta-feira (9).
O Reino Unido já forneceu 3.615 armas antitanque para a Ucrânia e em breve também fornecerá uma pequena remessa de mísseis antitanque Javelin, disse ele a parlamentares.
Wallace disse que o “fornecimento inicial seria de 2.000 armas antitanque New Light, armas pequenas e munições”, mas isso foi aumentado e o Reino Unido continuará entregando mais.
“Em breve iniciaremos a entrega de pequenas remessas de mísseis antitanque Javelin”, disse ele, acrescentando que todas as armas são consideradas “sistemas defensivos” e são “calibradas para não escalar a um nível estratégico”.
O Reino Unido também está considerando fornecer à Ucrânia mísseis antiaéreos de alta velocidade Starstreak “em resposta ao seu pedido. O ministério da defesa acredita que esse sistema “se manterá dentro da definição de armas defensivas, mas permitirá que a força credenciada defenda melhor seus céus”.
A Rússia só foi bem-sucedida em um de seus objetivos originais na Ucrânia, de acordo com a inteligência britânica, e não conseguiu derrubar as defesas aéreas ucranianas, disse Wallace.
“As forças armadas ucranianas montaram uma forte defesa enquanto mobilizam toda a população. A presunção arrogante do presidente Putin de que ele seria bem-vindo como o libertador desmoronou merecidamente no que diz respeito ao moral de suas tropas.”
FONTE: Por CNN