A Associação de Tênis dos Estados Unidos (USTA, na sigla em inglês) informou nesta terça-feira (14) que permitirá que atletas individuais da Rússia e da Belarus participem do torneio US Open de 2022, mas apenas sob uma bandeira neutra.
Em um comunicado, a USTA, juntamente com o Grand Slams, a Federação Internacional de Tênis, a Associação de Tenistas Profissionais e a Associação de Tênis Feminino, disse que “já condenou e continua a condenar a invasão não provocada e injusta da Ucrânia pela Rússia”.
“Reconhecemos que cada organização teve que lidar com circunstâncias únicas que afetam suas decisões. Com base em nossas próprias circunstâncias, a USTA permitirá que todos os jogadores qualificados, independentemente da nacionalidade, compitam no US Open de 2022”, escreveram.
O torneio US Open acontecerá de 29 de agosto até 11 de setembro. De acordo com Mike McNulty, presidente do conselho e presidente da associação “a USTA responderá muito em breve com um amplo conjunto de iniciativas que incluirão assistência financeira significativa e outros programas para apoiar ainda mais a ajuda humanitária e o povo da Ucrânia”.
MCNulty cita as ações feitas pela Tennis Plays for Peace, uma iniciativa para reunir a comunidade de tênis e os fãs para apoiar os esforços de ajuda humanitária para a guerra na Ucrânia.
De acordo com o comunicado da USTA, a associação trabalhará com os jogadores para usar o US Open como uma plataforma para promover o esforço humanitário do programa pela paz.
A USTA também disse que apresentará iniciativas para ampliar os esforços existentes, “incluindo o compromisso de apoio financeiro significativo, cujos detalhes serão anunciados em breve”.
FONTE: Por CNN