Com a ativação do 5G em Manaus, moradores da capital que utilizam a parabólica tradicional para assistir televisão podem identificar interferências nas imagens do aparelho. A informação é da Siga Antenado, instituição que ajuda pessoas de baixa renda na identificação e solução das possíveis interferências. Saiba como solicitar apoio.
Entre os problemas que podem surgir estão chuviscos, imagens travadas e até a interrupção permanente da transmissão.
Conforme a Siga Antenado, as interferências podem acontecer porque a tecnologia 5G opera na mesma frequência da Banda C, ocupada pelo sinal de TV aberta da parabólica tradicional.
A Siga Antenado foi criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entidade não governamental e sem fins lucrativos, a instituição é responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).
“A entidade está preparada para apoiar as pessoas inscritas nos programas sociais do Governo Federal e que possuam parabólicas tradicionais ativas, na identificação e na solução das possíveis interferências”, informou a Siga Antenado.
Como pedir apoio
Quem perceber algum indício de interferência no sinal aberto de TV da parabólica tradicional, que tenha surgido após a ativação do sinal do 5G em Manaus, deve entrar em contato com a entidade pelo número 0800 729 2404.
“É válido ressaltar que o suporte está restrito às pessoas de menor renda, inscritas no CadÚnico”, enfatizou a empresa.
Além do suporte na verificação da possível interferência, a Siga Antenado faz a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital para a população de menor renda, inscrita em programas sociais do governo federal e que tenha uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.
Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população deve acessar o site da Siga Antenado ou entrar em contato pelo 0800 729 2404.
FONTE: Por G1 AM