A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) avisou a autoridades locais de segurança do Distrito Federal que havia a possibilidade de incitação à violência, ocupação e depredação de prédios públicos em Brasília.
O aviso ocorreu, no fim de semana, segundo a CNN apurou com fontes da agência.O órgão vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República acompanha atos de violência de terrorismo desse grupo bolsonarista há algum tempo.
De acordo com o que a CNN apurou, sempre foram emitidos alertas às autoridades.Neste domingo, criminosos radicais furaram um bloqueio policial, entraram na Esplanada dos Ministérios e invadiram e depredaram as sedes dos três poderes, em Brasília: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na segurança pública no Distrito Federal. Após isso, o ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) pelo prazo de 90 dias.
Para Moraes, o comportamento ilegal e criminoso dos investigados não se confunde com o direito de reunião ou livre manifestação de expressão e se reveste, efetivamente, de caráter terrorista.Para Moraes, a omissão das autoridades públicas, “além de potencialmente criminosa, é estarrecedora, pois, neste caso, os atos de terrorismo se revelam como verdadeira tragédia anunciada, pela absoluta publicidade da convocação das manifestações ilegais pelas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, tais como o WhatsApp e Telegram”.
A CNN entrou em contato com o Governo do Distrito Federal e aguarda manifestação.
FONTE: Por CNN