Início Brasil Vítima desaparecida está sob 10 mil toneladas de milho de silo que...

Vítima desaparecida está sob 10 mil toneladas de milho de silo que explodiu, em Palotina, dizem Bombeiros

Buscas podem levar mais de 30 horas. Oito pessoas morreram, 11 ficaram feridas e nove continuam hospitalizadas. Caso está sendo investigado.

0
Quatro barracões foram danificados — Foto: Reprodução/RPC

A vítima desaparecida após explosões em um silo de secagem de grãos, em Palotina, no oeste do Paraná, está soterrada embaixo de 10 toneladas de grãos de milho, segundo o major do Corpo de Bombeiros, Tiago Zajac.

“Os trabalhos no momento são referentes a retirada do volume de grãos de milho do silo 3 para que se garanta acesso até a última vítima. São aproximadamento 10 mil toneladas” , disse.

Oito pessoas morreram e onze ficaram feridas no acidente. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesa), 9 estão em estado grave. Em nota, a C.Vale disse que colabora com as forças de segurança. Leia a nota na íntegra abaixo.

Imagem mostra como ocorreu a explosão — Foto: Reprodução/RPC
Imagem mostra como ocorreu a explosão — Foto: Reprodução/RPC

    Conforme a corporação, a retirada dos grãos está sendo de forma gradativa com auxílio de equipamentos de escoação da cooperativa. As buscas podem durar mais de 30 horas.

    “A cooperativa tem equipamento para fazer o escoamento desses grãos numa média de 300 toneladas por hora. A nossa expectativa é que seja o mais rápido possível”, disse.

    Segundo o major, o local das buscas foi apontado pelos cães farejadores que auxiliam nas buscas.

    Vítima desaparecida está sob 10 mil toneladas de milho de silo que explodiu, em Palotina, dizem Bombeiros — Foto: Reprodução/ RPC
    Vítima desaparecida está sob 10 mil toneladas de milho de silo que explodiu, em Palotina, dizem Bombeiros — Foto: Reprodução/ RPC
    Familiares aguardam por notícias

    Amigos e familiares aguardam por notícias da única vítima desaparecida nos escombros. Trata-se de um haitiano.

    'Até agora eles não sabem nada', diz conhecido da vítima desaparecida em explosões de silo em Palotina — Foto: Reprodução/RPC
    ‘Até agora eles não sabem nada’, diz conhecido da vítima desaparecida em explosões de silo em Palotina — Foto: Reprodução/RPC
    Força-tarefa para buscas

    O Corpo de Bombeiros informou que montou uma força-tarefa para o resgate das vítimas. A corporação atuou durante toda madrugada desta quinta-feira (27) com equipe reduzida.

    Todos os feridos foram encaminhados para hospitais da região.

    Segundo a instituição, foram disponibilizados mais de 35 socorristas e cães de Palotina, Cascavel e Toledo, cidades do oeste do Paraná.

    Na noite de quarta-feira (26), o governo estadual anunciou o envio, em dois aviões da Casa Militar, de 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação. Dois cães também seguirão nesses voos.

    Explosão em cooperativa de Palotina deixa mortos e feridos — Foto: Reprodução/RPC
    Explosão em cooperativa de Palotina deixa mortos e feridos — Foto: Reprodução/RPC
    Vídeo registra barulho de explosões

    Uma câmera de segurança de uma residência que fica instalada a 1 quilômetro do local, onde houve o incidente, registrou o som de explosões no silo. Veja vídeo abaixo.

    No vídeo é possível ouvir o barulho de três explosões sequenciais. É possível ver, também, a janela da casa tremendo em uma das explosões.

    Em nota, a C.Vale disse que está colaborando com as forças de segurança. Leia a nota na íntegra mais abaixo.

    O que diz a C.Vale

    “A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.

    No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.

    No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.

    Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade.”

    FONTE: Por G1

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui