Início Amazonas Após aumento de casos de dengue, FVS-AM lança Plano de Preparação, Vigilância...

Após aumento de casos de dengue, FVS-AM lança Plano de Preparação, Vigilância e Resposta para arboviroses

No período de 1º a 25 de janeiro de 2024, o Amazonas registrou 3.934 casos da doença, segundo o boletim epidemiológico da FVS-AM divulgado na última semana.

0
Agente vistoriando residência atrás de focos de dengue em Manaus (AM) — Foto: Semsa


Após aumento de casos de dengue, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) lançou um Plano de Preparação, Vigilância e Resposta para dengue, zika e chikungunya no estado. O documento está disponível online

Segundo a FVS-AM, o planejamento foi elaborado a partir do estudo do cenário da dengue e orienta as medidas a serem tomadas nos níveis de preparação e resposta de emergência. 

Além disso, o documento tem o intuito de organizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate a ocorrências. 

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Tatyana Amorim, o plano fortalece as ações das vigilâncias em saúde municipais realizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. 

“O plano define as responsabilidades estabelecidas para atender emergências que devem ser realizadas de forma integrada. Além disso, é importante a construção dos planos nos níveis municipais”, destaca. 

Elder Figueira, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, disse ainda que o plano é uma orientação mais detalhada para os gestores realizarem prevenção, vigilância e resposta do cenário de dengue no Amazonas. 

“É um instrumento para saber quando o cenário epidemiológico modifica e quando as ações devem ser iniciadas para evitar a ocorrência de epidemias e óbitos”, afirma.

Enfrentamento à dengue

O Plano de Preparação, Vigilância e Resposta para Dengue, Zika e Chikungunya no Amazonas 2023-2024 faz parte das ações de enfrentamento à dengue no Amazonas coordenadas, no estado, pela FVS-AM. 

Para a população evitar as arboviroses, a orientação é que se aplique a estratégia dos 10 minutos de vistoria por semana de possíveis criadouros do mosquito para manter a casa, ambiente de trabalho e escola livre do mosquito. 

A inspeção é uma medida simples e pode ser implementada no cotidiano, conforme o órgão. 

Alta de casos

No período de 1º a 25 de janeiro de 2024, o Amazonas registrou 3.934 casos da doença, segundo o boletim epidemiológico da FVS-AM divulgado na última semana. O número apresenta um aumento de 38% em comparação ao mês inteiro de janeiro de 2023, quando o estado confirmou 2.860 casos da doença. 

Manaus em situação de alerta

O cenário epidemiológico da dengue coloca Manaus em situação de alerta, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os casos da doença mais que dobraram na cidade. 

Conforme o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde, a capital amazonense tem 2.449 casos prováveis da doença. 

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui