Início Amazonas Sobe para três o número de mortes em investigação por dengue no...

Sobe para três o número de mortes em investigação por dengue no Amazonas, aponta Ministério da Saúde

Óbito foi registrado em Manaus, capital do estado. Outras duas mortes em suspeita pela doença são investigadas em Lábrea e Coari, no interior do estado.

0
Mosquito da espécie Aedes aegypti, transmissora da dengue, da zika e da chikungunya Foto: Estadão Conteúdo

O número de mortes em investigação por dengue no Amazonas subiu para três, nesta terça-feira (6), segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O óbito foi registrado em Manaus, capital do estado. 

Além da morte em investigação em Manaus, dois óbitos em Lábrea e em Coari já estavam sendo investigadas pelo Ministério da Saúde, por suspeita de terem acontecido em decorrência de dengue. 

A Secretaria de Saúde de Lábrea informou à Rede Amazônica que a vítima que morreu no município é um paciente do sexo masculino, de 88 anos. 

Segundo o órgão, todos os sintomas levam a ideia de que o óbito foi pela causa dengue, mas ainda aguardam a chegada do resultado do exame. Com isso, o caso foi colocado como em investigação. 

De acordo com o monitoramento da doença feito pelo Ministério da Saúde, o Amazonas teve a notificação de 4.391 casos da doença até esta terça. Desses, 1.136 foram confirmados e outros 3.255 estão em investigação. 

Alta de casos

No período de 1º a 25 de janeiro de 2024, o Amazonas registrou 3.934 casos da doença, segundo o boletim epidemiológico da FVS-AM divulgado na última semana. O número apresenta um aumento de 38% em comparação ao mês inteiro de janeiro de 2023, quando o estado confirmou 2.860 casos da doença.

Manaus em situação de alerta

O cenário epidemiológico da dengue coloca Manaus em situação de alerta, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os casos da doença mais que dobraram na cidade. 

Conforme o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde, a capital amazonense tem 2.703 casos prováveis da doença.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui