O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) notificou, nesta segunda-feira (15), a Amazonas Energia para prestar esclarecimentos sobre a falta de energia elétrica que deixou os municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo sem o abastecimento do serviço durante a tarde no último domingo (14).
O apagão na capital e nas demais cidades se deu por volta das 14h, após um desligamento intempestivo da linha de transmissão que pertence à empresa transmissora. Segundo a concessionária, as Zonas Centro-Oeste, Sul, Centro-Sul e parte da Zona Norte da capital foram afetadas. O problema também causou transtornos no comércio.
No documento, entregue na sede da concessionária, o Procon solicitou diversas informações dentre as quais o total de consumidores afetados; esclarecimentos sobre o que provocou o desligamento do serviço; as medidas que foram tomadas para minimizar os impactos sofridos pela população e a reparação de possíveis perdas, ocasionadas pela interrupção do fornecimento de energia elétrica.
“Muitas pessoas tiveram prejuízos e a população pode recorrer aos seus direitos via Procon, via requisição administrativa na própria concessionária de energia ou no Poder Judiciário. No Código de Defesa do Consumidor existe a teoria do risco e quem assume o risco das atividades são os fornecedores. Então, nós estamos trabalhando para responsabilizar cada um nessa cadeia”, enfatizou o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.
O Procon-AM deu prazo de 10 dias para que a empresa Amazonas Energia S.A encaminhe as respostas, bem como a documentação comprobatória das medidas tomadas. Ainda segundo o Procon, a ausência de respostas pode configurar desobediência passível de sanção.
FONTE: Por G1 AM