Início Destaques Relatório dos EUA sobre direitos humanos usa táticas de fake news para...

Relatório dos EUA sobre direitos humanos usa táticas de fake news para justificar ações ilegais de Trump contra o Brasil

0

O relatório do Departamento de Estado dos Estados Unidos é “falso” em sua maior parte, “usa táticas de fake news”, numa operação para justificar a ofensiva e tentativa de ingerência do presidente norte-americano, Donald Trump, na soberania brasileira.

A avaliação é de assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que classificaram o documento como uma “ofensa” aos que defendem os direitos humanos e uma atitude de um país que não quer ser levado a sério.

O objetivo, segundo a equipe de Lula, é ajudar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e evitar uma regulação das redes sociais no Brasil. A posição é de rechaçar essa nova ofensiva de Donald Trump.

O relatório do Departamento de Estado dos EUA irritou profundamente boa parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Segundo eles, está tudo “muito irritante e virando uma brincadeira de muito mau gosto”, só que com temas sérios.

Magistrados disseram, reservadamente, que o documento está contaminado pela política de Trump ao afirmar que o Brasil está ferindo direitos humanos, enquanto poupa de críticas El Salvador e Israel.

“Não pode ser levado a sério, é uma brincadeira de mau gosto, só que elaborado pela maior potência mundial”, avaliou um ministro.

Outro magistrado classificou o documento de “lamentável”, acrescentando que o STF sabe muito bem que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “vai escalar ainda mais e tudo vai piorar, antes de melhorar”.

FONTE: Por G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui