Título foi aprovado na Aleam pela contribuição durante o colapso de oxigênio na rede hospitalar da capital e do interior do Amazonas no pico da segunda onda da pandemia.
Foi aprovado, nesta quarta-feira (25), o Projeto de Lei nº 224/2021, de autoria do Deputado Cabo Maciel (PL) que concede o título de Cidadão do Amazonas ao humorista piauiense Whindersson Nunes. O ato do parlamentar surge como resposta à generosidade do artista para com a população do Amazonas durante o colapso ocorrido na rede de saúde do estado pela falta de oxigênio no começo do ano, pico da segunda onda da pandemia.
Várias celebridades demonstraram apoio à situação que ganhou os holofotes de todo o mundo, Whindersson Nunes, foi um dos primeiros a se manifestarem nas redes sociais anunciando uma doação. A primeira foi no dia 14 de janeiro, quando 20 cilindros de 50 litros de oxigênio foram doados para as unidades de saúde em situação mais crítica. Além do gesto louvável, o humorista ainda convidou outros artistas a repetirem o ato.
Dias depois, ele anunciou uma doação de 217 cilindros de oxigênio. Os SPA´s do São Raimundo Galileia, Joventina Dias, Alvorada e o Instituto de Saúde da Criança são exemplos de unidades de saúde que foram beneficiadas com o ato de Whindersson.
E por falar em oxigênio: usinas agora serão obrigatórias
De acordo com o Projeto de Lei nº 12/2021, de autoria do deputado Sinésio Campos (PT), também aprovado na sessão de hoje, as unidades de saúde da rede pública estadual terão que dispor de usinas de oxigênio. Além disso, também serão obrigatórias, além da aquisição, a instalação e manutenção dos aparelhos.
Durante os meses de janeiro e fevereiro, muitas cidades do estado sofreram justamente por não terem uma infraestrutura adequada para armazenamento e utilização desse gás.
FONTE: João Luiz Onety/REAL TIME1