Início Manaus Nova Carteira de Identidade Nacional poderá ser emitida em cartórios do AM...

Nova Carteira de Identidade Nacional poderá ser emitida em cartórios do AM no primeiro semestre de 2026

Com a mudança, a população terá, pela primeira vez no estado, a opção de solicitar a emissão da CIN diretamente em cartórios de notas e de registro civil.

0
Nova Carteira de Identidade Nacional — Foto: Alexandre Simonini/Detran RJ

Cartórios extrajudiciais do Amazonas passarão a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) no primeiro semestre de 2026. A medida, sem data exata para entrar em vigor, foi definida em acordo de cooperação técnica firmado na terça-feira (10) entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Corregedoria-Geral de Justiça, o Governo do Amazonas e a Associação de Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg).

Com a mudança, a população terá, pela primeira vez no estado, a opção de solicitar a emissão da CIN diretamente em cartórios de notas e de registro civil. O serviço será pago e vai complementar a emissão gratuita do documento, que continuará sendo feita pelos órgãos do Poder Executivo.

Segundo o termo de cooperação, os valores cobrados pelos cartórios vão variar conforme o material do documento. A CIN em policarbonato custará R$ 307, enquanto a versão em papel-moeda terá valor de R$ 165.

A expectativa é que a atuação dos cartórios amplie e agilize o acesso da população ao documento, tanto na capital quanto no interior. A emissão da CIN começará como projeto-piloto em algumas unidades e será expandida de forma gradual para outros municípios.

Segundo o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, a medida deve reduzir a sobrecarga do Poder Executivo e antecipar a universalização da CIN no estado, antes prevista apenas para 2032.

Amazonas entre os estados do Norte que mais emitiram a nova CIN

O Amazonas aparece como o segundo estado da Região Norte com maior número de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Desde o lançamento do novo documento, em abril de 2023, até julho de 2025, foram emitidas 760 mil unidades no estado. O número representa cerca de 18% da população amazonense, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui